Como está sua vida, professor de redação?

As inscrições para o Enem 2016 em breve começam, as aulas nas escolas e cursinhos já começaram e as aulas de redação já devem estar a todo vapor. Mas e você, professor de redação, como está?

Sai ano, entra ano, é comum quando converso com vários colegas que dão aula de redação ouvir as lamentações de um cotidiano caótico em meio a tantas cobranças, papeis, sites e jornais e uma grade curricular a cumprir. Não estou dizendo que professores de outras disciplinas não possuem esse cotidiano caótico. Mas como convivo com muitos professores de redação (e já dei muitas aulas de redação), tenho mais segurança para falar sobre eles.

Preparar uma aula não é uma tarefa fácil. Agora busque imaginar essa tarefa acrescida das seguinte preocupações: preparar aulas de redação pensando nos diferentes processos seletivos (para os alunos de Ensino Médio), preparar aulas com propostas de redação de anos anteriores de processos seletivos, preparar aulas de redação com propostas que trazem assuntos atuais (sim, é preciso acompanhar - de alguma forma - os noticiários, pois isso será cobrado do aluno e consequentemente do professor) e ainda corrigir todas essas propostas com comentários que ajudam no desenvolvimento do aluno. Ufa! Será que ainda sobram algumas horas?

Venho já há um tempo pensando sobre como posso contribuir para a vida desses professores, facilitando de alguma forma seu intenso cotidiano letivo. Não vou dizer que achei uma solução, mas após alguns anos que venho trabalhado como corretora de redação de processos de redação (já trabalhei para o vestibular da Unicamp, para o Saresp e para o Enem), percebi que através do meu trabalho posso compartilhar minha experiência com o que aprendi nesses processos e ainda trazer umas dicas de tecnologias que são muito úteis.

Com minha equipe na Mupi (que conta com outros ex-corretores e pessoas das área de tecnologia), montamos um curso online focado na redação do Enem! O curso explora cada uma das competências avaliadas pela matriz de referência da redação do Enem (disponível no site do Inep), com dicas preciosas sobre o processo de avaliação. Além disso, selecionamos tecnologias que podem facilitar o processo de correção de redação e a produção de propostas alinhadas às notícias atuais. E tudo muito passo-a-passo.

O que eu mais gosto deste curso em termos de tecnologia são as ferramentas que possibilitam o trabalho colaborativo entre professores de redação que podem se ajudar em produzir planos de aula e propostas de redação.

O custo do curso é bastante acessível (R$80,00), ele é 100% online e pode ser iniciado a qualquer momento. Caso você seja uma professora ou professor de redação, venha conhecer nossa proposta! Caso você conheça alguém que seja, compartilhe. Enquanto professores, acreditamos que temos que nos unir pois vivemos em um cenário social em que poucos olham para o nosso bem-estar.

Para acessar o curso: http://tecsaladeaula.com.br/course/redacao-para-o-enem/intro/ .

Paula Furtado

Paula Furtado

Pesquisadora em Linguística Aplicada e Tecnologia pela Unicamp, professora e co-fundadora da Mupi: transitando entre campos tão diferentes, quero contribuir trazendo pontos e reflexões comuns

Campinas · http://mupi.me

comments powered by Disqus