Volta às aulas e Ano novo Chinês

Adeus férias escolares, estamos no período de volta às aulas!

Com as energias renovadas, renovamos também os planos para melhorar nossas aulas e já iniciar o semestre na tentativa de engajar e motivar os alunos. Quem sabe neste ano não conseguiremos melhores resultados?!

Para ajudar no trabalho de preparar aulas, selecionei alguns materiais sobre o Ano Novo Chinês com a chegada do ano do macaco!

A passagem do ano para os chineses aconteceu nesta semana por eles seguirem o calendário lunar. Trazer essa informação para os alunos, dá a eles a oportunidade de conhecer diferentes culturas, na tentativa de expandir e desenvover o pensamento crítico e a alteridade.

Além disso, é possível trabalhar esse tema em diversas áreas do conhecimento, inclusive na área de exatas ao pensarmos que calendário envolve uma medida de tempo. Aqui vão algumas sugestões para inspirar a produção de atividades:

  • Pesquisar na internet a história do calendário gregoriano (que seguimos) e do calendário chinês.
  • Pesquisar os costumes que envolvem a comemoração da passagem de ano para os chineses.
  • Pesquisar outros calendários que são seguidos por diferentes países e culturas.
  • Pesquisar sobre o horóscopo chinês e comparar com o que é seguido no Brasil.
  • Trabalhar problemas de raciocínio e lógica que envolvem calendários.

Seguem também alguns recursos que podem ser usados como apoio:

Infelimente não encontrei muitas coisas em português, então peço ajuda de vocês professores: caso você tenha alguma atividade que envolva o ano novo chinês, compartilhe comigo através do meu email paula@mupi.me para que possamos disponibilizar para outros professores!

Paula Furtado

Paula Furtado

Pesquisadora em Linguística Aplicada e Tecnologia pela Unicamp, professora e co-fundadora da Mupi: transitando entre campos tão diferentes, quero contribuir trazendo pontos e reflexões comuns

Campinas · http://mupi.me

comments powered by Disqus