Acervo digital para 13 de maio

A internet traz um acervo digital de tamanho inimaginável para tantos assuntos que chega a ser difícil muitas vezes encontrar algo que seja pertinente ao que procuramos.

Confesso que sinto vergonha alheia quando vejo muitas vezes nas escolas o que é passado sobre a data de 13 de maio marcada como a oficialização da abolição da escravatura, principalmente daquelas ilustrações de pequenos escravos felizes com os grilhões quebrados.

Selecionei aqui então alguns materiais disponíveis na vastidão da internet, que podem ser utilizados como base de discussão e produção de atividades na escola para dar uma mãozinha:

  • Texto e acervo de fotos: Dia da Abolição da Escravatura. Este link traz um texto muito interessante sobre as fotografias tiradas durante o período de escravidão com um apelo mais estético ao tratar escravos como objetos de consumo sob a propaganda de produtos exóticos de um país tropical distante. Discussão e reflexão aqui é o que não faltam!

"As fotos revelam uma representação naturalizada da escravidão, deixando a impressão de que seria normal a posse de homens por outros homens, o que fica evidenciado pela venda dessas imagens para o exterior como um produto exótico de um país tropical distante. Porém, percebe-se em não poucas dessas fotografias".

"A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasi"

dita por Joaquim Nabuco, líder da bancada abolicionista e fundador da Sociedade Antiescravidão Brasileira.

Se alguém possuir mais dicas preciosas, compartilhe conosco aqui ou envie para paula@mupi.me.

Paula Furtado

Paula Furtado

Pesquisadora em Linguística Aplicada e Tecnologia pela Unicamp, professora e co-fundadora da Mupi: transitando entre campos tão diferentes, quero contribuir trazendo pontos e reflexões comuns

Campinas · http://mupi.me

comments powered by Disqus